Nossos Serviços

Humaitá Auditores Independentes é constituída por profissionais com experiência em seu segmento de atuação, oriundos de grandes empresas multinacionais de auditoria e consultoria.
Conheça nossos serviços.

ASSESSORIA EMPRESARIAL

AUDITORIA

CONSULTORIA E ASSESSORIA TRIBUTÁRIA

CONSULTORIA FINANCEIRA

GESTÃO DE RISCO EM T.I

Nossos Serviços

    • Assessoria e emissão de laudo para aumento de capital, cisão, fusão e incorporação de empresas
      Auxílio na prestação de suporte técnico nas revisões dos critérios contábeis /ou do valor de mercado, bem como dos reflexos tributários nas empresas em processo de cisão, fusão, incorporação e aumento de capital. Elaboração do laudo de avaliação.

    • Due Diligence
      Aplicação de exames de auditoria de acordo com as especificações necessárias, especialmente nas empresas em processo de aquisição, joint venture e outros, com revisão contábil e levantamento minucioso dos potenciais passivos fiscais e trabalhistas (identificação e estimativa do valor envolvido), além da avaliação de ativos a valor de mercado. Emissão de relatório long form para reporte dos ajustes e valores envolvidos.

    • Diagnóstico operacional e de gestão
      Envolve a verificação dos fluxos, sistemas, processos, políticas e procedimentos utilizados, assim como a qualidade e aderência à estrutura de controles internos e gerenciais. Tem a finalidade de assegurar aos administradores a consecução dos objetivos e procedimentos determinados, por meio do apontamento das deficiências existentes e sugestão para implantação de controles alternativos que permitam à administração solucionar os problemas existentes. Estes trabalhos são desenvolvidos em módulos, estabelecidos de acordo com os sistemas da empresa. 

    • Implantação das sugestões para melhorias
      Auxílio na elaboração das normas com o objetivo de atender as sugestões para melhorias do relatório de diagnóstico operacional e de gestão suscitarem a discussão de problemas que afetam a performance da organização, a visão externa do desempenho empresarial por uma equipe independente, permite uma atuação de arbitragem entre alternativas recomendadas ou existentes no processo de sua implantação. Assim, é sugerido que, após a etapa de diagnóstico, seja criado um comitê de gerentes, com a participação de um auditor, para a discussão e escolha do melhor caminho para a implantação das melhorias apontadas.
    • Perícia contábil e arbitragem
      Perícias judiciais e extrajudiciais, com informações e conclusões subsidiárias ao julgamento de processos ou à detecção de irregularidades. Perito assistente, para assessorar uma das partes durante o processo de perícia e elaborar laudo para contestar eventual discordância em relação ao laudo do perito principal nomeado pelo juiz. No caso de arbitragem, a visão externa de um auditor independente, possibilita a isenção na escolha entre alternativas existentes.
    • Conselhos fiscais e de administração (governança corporativa
      Auxílio à administração na implantação e profissionalização do conselho, bem como indicação de conselheiros. Assessoramento no atendimento de solicitações dos conselheiros e elaboração de estratégias de negócios.
    • Validação de sorteios e de tiragem e circulação de periódicos ou impressos
      Validação de sorteios e de tiragem e circulação de periódicos ou impressos Acompanhamento e realização de auditoria e emissão de relatório com a descrição do trabalho realizado e conclusões quanto à tiragem/circulação ou resultado do sorteio/promoção.

    • Terceirização de auditoria interna Avaliação, implantação e desenvolvimento de procedimentos que visam à adequação às normas instituídas pela administração da empresa e ao atendimento às normas legais vigentes. Críticas, observações e sugestões para melhorias dos controles internos e de gestão nos sistemas operacionais da organização.
    • Emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis
      Exame com posterior opinião sobre as demonstrações contábeis, revisão especial do relatório trimestral – ITR e IFT, nos casos das empresas de capital aberto e instituições financeiras, respectivamente, e elaboração de relatórios circunstanciados de melhoria de controles internos e cumprimento de normas da CVM, Banco Central, SUSEP e SPC, para as organizações destes segmentos específicos.

    • Revisão limitada sobre as demonstrações contábeis
      Compreende a realização de uma série de procedimentos com o objetivo de verificar se os critérios contábeis adotados para sua elaboração estão em conformidade com as práticas contábeis previstas na legislação societária. Possui um escopo de trabalho mais limitado que o necessário para uma opinião, pois não contempla alguns procedimentos como a avaliação dos sistemas de controles internos ou testes extensos nos registros contábeis.

    • Revisão especial ou compilação de demonstrações contábeis
      Aplicação de procedimentos específicos na revisão contábil ou outra área a fim da empresa, segundo procedimentos e objetivos preestabelecidos, e emissão de relatório long form (forma longa), quando solicitado.

    • Auditoria de relatórios mensais e anuais de prestação de contas
      Serviço destinado, principalmente, a condomínios e destinado ao exame, por amostragem, da documentação hábil e comprobatória que comprove a realização das despesas e análise da adequação da receita realizada.

    • Auditorias para órgãos multilaterais, mercados internacionais e abertura de capital
      Exames e elaboração de relatórios de acordo com as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, IFC, BNDES, Banco do Nordeste e BASA. Tradução e conversão de demonstrações contábeis para as normas contábeis norte-americanas – USGAAP – e internacionais – IAS e assessoria para colocação de títulos no mercado internacional. Análise de documentos necessários para a abertura de capital junto à CVM.

    • Auditoria de custos
      Análise e implantação de sistemas de custeio nas modalidades de custo integrado e coordenado com a contabilidade, custo padrão e custeio variável/direto.
  • Assessoria Fiscal Permanente
    Consultoria e assessoria tributária em nível gerencial baseada em análise dos procedimentos fiscais e tributários adotados pela empresa, visando identificar a correção e/ou levantamento dos eventuais créditos tributários, sujeitos ou não à discussão jurídica. Assim, nossa revisão terá como objetivo os seguintes pontos:
    1 Interpretar as disposições contidas na legislação fiscal em vigor e identificar procedimentos que não estão sendo observados de acordo com essa legislação aplicável;
    2 Identificar procedimentos fiscais que denotem a existência de eventuais contingências; e
    3 Reduzir, na medida do possível, a atual carga tributária incidente sobre as operações da empresa, através de medidas legais que poderão requerer, conforme o caso, ações judiciais e/ou administrativas.

  • Nossos trabalhos de consultoria tributária abrangem as seguintes áreas:
    Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ);
    Imposto de Renda na Fonte (IRF);
    Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
    Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
    Imposto sobre Serviços (ISS);
    Contribuições em geral (PIS, COFINS, Contribuição Social sobre o Lucro); e
    Legislações Trabalhista e Previdenciária.


  • Planejamento tributário
    Análise minuciosa da legislação do cenário fiscal, da natureza do negócio e aplicação de metodologia para postergar, reduzir ou até eliminar licitamente a carga tributária da empresa.


  • Reorganização societária
    Combinação de planejamento tributário com reorganização societária, com o objetivo de reduzir os custos tributários e operacionais, facilitar o planejamento sucessório e aumentar a competitividade e a produtividade da empresa.

  • Revisão fiscal de balanço
    Efetuada com o objetivo de antecipar tendências antes do encerramento dos períodos de tributação com vistas a precisa apuração do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.

  • Revisão de procedimentos fiscais e/ou trabalhistas
    Avaliação dos procedimentos e normas preventiva a riscos fiscais e trabalhistas – impostos e contribuições – para identificação de contingências e opção da melhor forma de regularizá-las.

  • Revisão do preenchimento das declarações eletrônicas – SPED/ECD e SPED/ECF
    Análise prévia da forma de elaboração da SPED com vistas a evitar eventuais questionamentos por parte da Receita Federal.
    Revisão de procedimentos estabelecidos para os preços de transferência
    Determinação criteriosa de preços, tendo em vista a regulamentação vigente, com objetivo de minimizar o custo tributário e evitar a contingência fiscal.
  • Avaliação de empresas ou de negócios
    O valor econômico–financeiro de um negócio ou empresa é resultante da soma dos fluxos de caixa potenciais projetados, descontados a valor presente, tendo por base um cenário econômico previamente acordado. Geralmente é utilizado como suporte em operações de fusões & aquisições, processos de privatização, venda ou aquisição de participação societária, reestruturação de empresas familiares, estruturação de alianças estratégicas, mensuração da performance da organização, subsídio às decisões de alocação de recursos e investimentos e renegociação de passivos junto a credores.

  • Reestruturação dos negócios
    A experiência mostra que muitas empresas têm como origem de seus problemas financeiros, certas decisões equivocadas ou processos administrativos inadequados, como: investimentos em ativos imobilizados efetuados com recursos de capital de giro; descontrole operacional por falta de instrumentos adequados de gestão e, até mesmo, processos de tomada de decisão complexos e demorados. Desenvolveremos um Plano de Negócios, diagnosticando a existência de controles mínimos para a boa condução dos negócios; analisando a situação jurídica (com auxílio dos consultores jurídicos da empresa); discutindo as possíveis soluções e auxiliando na busca de funding.

  • Assessoria em negociações
    Nossos profissionais e parceiros são experientes na área jurídica, administrativa e financeira, com experiência em negociações no que diz respeito a operações de fusões, aquisições, vendas, busca de investidores, além de casos específicos de renegociação de dívidas.
  • Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação

  • Modelagem dos processos de TI de acordo com os Frameworks de mercado (ex: Cobit)
    Auxílio e modelagem dos processos de TI das empresas de acordo com os frameworks de mercado de boas práticas de gestão e segurança da informação, como por exemplo: Cobit (Control Objectives for Information and related Technology)
  • Avaliação da Maturidade de Processos e Controles de TI
    Avaliação dos processos e controles existente na área de TI das empresas de acordo com as metodologias de boas práticas existentes no mercado, por exemplo, o Cobit.
  • Plano de Continuidade dos Negócios
    Elaboração e revisão dos procedimentos para continuidade e recuperação das operações que suportam os negócios das empresas.  A documentação do Plano de Continuidade dos Negócios é feita com base nas melhores práticas de mercado para a gestão de continuidade dos negócios.
  • Matrizes de Riscos e Controles de TI
    Auxílio da identificação dos riscos de TI e os respectivos controles para mitigação destes riscos em formato de Matriz
  • Estratégia para utilização de Mídias Sociais
    Definição da estratégia das empresas para utilização segura das mídias sociais, tanto institucionalmente como pelos colaboradores das empresas, visando mitigar os riscos que as empresas são expostas pelo uso dessas ferramentas.

  • Relatórios de Asseguração e Auditoria em TI

  • Emissão de relatório SOC 1 – ISAE 3402/NBC 3402 (Antigo SAS 70)
    Auditoria para emissão do relatório SOC 1 (Service Organization Control), tipos 1 e 2 para atendimento às normas ISAE 3402 e NBC 3402.
  • Relatórios para atendimento à CVM (No. 541, 542, 543 e 544)
    Emissão de relatórios para as empresas que necessitam cumprir com as normas da CVM, como por exemplo a CVM 542 para custódia de fundos e outras normas emitidas pela CVM.
  • Auditoria de sorteios eletrônicos
    Acompanhamento e auditoria de processos de sorteios que tenham processos automatizados por sistemas eletrônicos e que ocorram por Internet.
  • Auditoria de eleições eletrônicas
    Acompanhamento e auditoria de processos eleitorais, que possuam em suas fases a utilização de sistemas eletrônicos.

  • Auditoria Interna de TI

  • Avaliação da Governança do Ambiente de Controles de TI
    Avaliação dos processos de governança da TI nas empresas, seus riscos, controles e impactos para os negócios das empresas e como estes processos estão definidos para atender as estratégias definidas pelas empresas.
  • Auditoria de TI e Segurança da Informação
    Auditoria e avaliações de ambientes de TI (Data-centers, CPD´s, servidores, rede, etc.), incluindo recursos de infraestrutura e suporte para Segurança da Informação.
  • Utilização de ferramentas automatizadas no processo de auditoria
    Utilização de ferramentas de Data&Analytics e TAAC (Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador) para automatizar o processo de auditoria, dando mais segurança e qualidade nos resultados dos testes planejados.
  • Auditoria de compliance em fornecedores de serviços de TI
    Aplicação de programa de compliance de governança de TI nos fornecedores e parceiros estratégicos e de TI das empresas.

  • Governança e Gestão de Segurança da Informação

  • Diagnóstico do ambiente de TI
    Diagnóstico dos riscos e controles de TI e sistemas da informação nas empresas, com elaboração de relatórios de recomendações de melhorias identificadas durante o trabalho
  • Implementação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação
    Auxílio na implementação de um sistema de gestão da segurança da informação de acordo com as melhores práticas de mercado e da norma internacional ISO 27002
  • Modelo de Governança de Segurança da Informação
    Elaboração das normas e políticas de segurança da informação de acordo com as boas práticas de mercado
  • Gestão de Acessos a Sistemas e Informações
    Avaliação e elaboração do processo de gestão de acessos dos usuários aos sistemas das informações das empresas, com o objetivo de implementar a segregação de funções nos perfis de acesso para cada usuário.
  • Plano de gestão da conformidade regulatória (SOX, ISO 27002, ISAE 3402/SAS70, CVM 541, 542, 543)
    Auxilio às empresas a desenvolver um processo de acompanhamento e monitoramento do atendimento de seus processos internos às normas regulatórios existentes no mercado
  • Auxílio na seleção de softwares e ferramentas para TI
    Auxílio na identificação das necessidades das áreas e processos, mapeamentos dos requisitos funcionais necessários, definindo graus de importância e criticidade para permitir a seleção e aquisição da solução informatizada mais adequada para as empresas

CONTATO

Estrada de Jacarepaguá, nº 7187,  Meta Office Building I, Grupo 501 – Freguesia – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22755-155
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